quinta-feira, 3 de novembro de 2011

PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA – PSE: UMA AÇÃO CONJUNTA ENTRE O MINISTÉRIO DA SAÚDE E O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Reuniu-se, hoje, dia 03/11/11, no Centro Administrativo Alcides Belo (antiga Rodoviária), a comissão que cuida do Programa de Saúde na Escola – PSE, para tratar do Termo de Compromisso, visando às ações que serão desenvolvidas a partir de 2012.


O PSE é uma ação conjunta do Ministério da Saúde + o Ministério da Educação para levar saúde para as escolas cadastradas dentro do município que adere ao programa.


O Programa contempla alunos de escolas públicas que estão dentro de uma faixa etária entre 10 e 19 anos e tem como objetivo a prevenção, feita através das Unidades de Saúde.


O Programa está organizado em cinco componentes, que têm como objetivo principal facilitar a execução das ações abaixo relacionadas:

• Avaliação clínica e psicossocial
• Ações de promoção da saúde e prevenção das doenças e agravos
• Educação permanente e capacitação de profissionais da Educação e Saúde e de jovens para o PSE
• Monitoramento e avaliação da saúde dos estudantes
• Monitoramento e avaliação do PSE


À frente da Coordenação do PSE, Thales Jenner de Oliveira Falcão, que falou do esforço em promover, cada vez mais, uma prevenção mais eficaz junto aos alunos do ensino público básico e da necessidade de um engajamento, por parte dos gestores das escolas que já aderiram ao programa.

“Estamos reunidos para assinarmos o Termo de Compromisso e, com isso, passarmos para a etapa seguinte, que é o cadastramento das escolas que serão contempladas com o programa. Depois disso, temos ainda a tarefa de capacitarmos os profissionais dessas instituições e, mais ainda, designarmos cada Unidade Básica de Saúde, para servir de ponto de apoio para essa prevenção e, por último, conscientizarmos os senhores gestores da necessidade de um acompanhamento desses atendimentos. Alimentar o sistema ligado ao Ministério da Saúde é a comprovação da ação desenvolvida”, falou.

A Diretoria Regional de Educação, da Cultura e dos Desportos – 12ª DIRED enviou, para participar da reunião, as técnicas: Maria Augusta, Sueleide Ferreira e Sandra Diógenes. Elas são as representantes, junto à coordenação do PSE, das escolas públicas estaduais pertencentes à circunscrição da 12ª DIRED.

Da esquerda para a direita: Sueleide Ferreira, Maria Augusta e Sandra Diógenes

As técnicas da 12ª DIRED representam a diretora Magali Delfino no PSE

Abaixo, as escolas públicas estaduais, que já aderiram ao programa, e a quantidade de alunos beneficiados – por cada escola – e a Unidade Básica de Saúde:

ESCOLAS
UBS
ALUNOS
BENEFICIADOS
CAIC Abolição IV
Dr. Cid Salém
342
E.E. do Abolição
Dr. Cid Salém
23
E.E. Nossa senhora das Graças
Dr. Luiz Escolástico
93
E.E. Santa Delmira
Dr. Luiz Escolástico
20
E.E. Diran Amaral
Dr. Moisés C. Lopes
440
E.E. Luiz Dantas Cavalcante
Dr. Moisés C. Lopes
117
E.E. Maria Stella
Fco. P. de Azevedo
137
E.E. José M. de Vasconcelos
Fco. P. de Azevedo
136
E.E. Antonio de Souza Machado
Mª B. B. S. Ramos
219
E.E. Dr. Luther King
Ver. Durval Costa
26
E.E. Aída Ramalho
Ver. Durval Costa
833
E.E. Prof. Manoel João
Ver. Durval Costa
254
E.E. Amb. Pe. Dehon
Ver. Durval Costa
228
E.E. Jerônimo Vingt Rosado
Mário L. Medeiros
341
E.E. Cônego Estevam Dantas
Dr. Helênio Gurgel
160
E.E. E.E. José Pereira de Lima
Dr. Helênio Gurgel
95
E.E. Cunha da Mota
C. A. I. C
60
E.E. Mons. Raimundo Gurgel
Dr. José Leão
857
E.E. Hermógenes N. da Costa
Dr. José Leão
65
E.E. Moreira Dias
Raimundo R. Carlos
695
E.E. Onziéme Rosado
Raimundo R. Carlos
148
E.E. Pres. Kennedy
Raimundo R. Carlos
370
E.E. João Paulo II
Ver. Lahyre Rosado
304
E.E. Ewerton Cortêz
Fco. M. da Silva
198
E.E. Antônio Bezerra de Sales
Chico Porto
134
E.E. Nossa Senhora de Fátima
Chico Porto
436
E.E. Gilberto Rôla
Dra. Luiza Vanessa
670

NOTA DA 12ª DIRED:

O Programa Saúde na Escola - PSE, instituído pelo Decreto Presidencial nº 6.286/2007, surgiu como uma política intersetorial entre os Ministérios da Saúde e da Educação, na perspectiva da atenção integral (prevenção, promoção e atenção) à saúde da criança, adolescentes e jovens do ensino público básico, no âmbito das escolas e unidades básicas de saúde, realizadas pelas Equipes de Saúde e Educação de forma integrada.

Ele se propõe a ser um novo desenho da política de educação em saúde que:
  • trata a saúde e a educação de forma integral e como parte de uma formação ampla para a cidadania e o usufruto pleno dos direitos humanos;
  • permite a progressiva ampliação das ações executadas pelos sistemas de saúde e educação com vistas à atenção integral à saúde de crianças, adolescentes jovens e à educação em saúde;
  • promove a articulação de saberes, a participação de alunos, pais, comunidade escolar e sociedade em geral na construção e no controle social da política.


Nenhum comentário: