sábado, 5 de novembro de 2011

O MAIS EDUCAÇÃO NA ESCOLA DIRAN RAMOS DO AMARAL

O homem, desde a pré-história, tem a necessidade de se comunicar. Assim desenvolveu pinturas nas paredes das cavernas, transformou ossos de animais e pedaços de madeira em utensílios e armas, percebeu que era capaz de produzir sons distintivos e, deste modo, descobriu, pela curiosidade, a linguagem, as várias linguagens, dando forma a todo um processo de comunicação.

Com esse conceito na cabeça e uma vontade enorme de promover a arte na comunidade do Redenção, o professor Marcos Venícius não poupou esforços para desenvolver um trabalho que pudesse dar uma sacudida no universo dos jovens alunos da Escola Estadual Diran Ramos do Amaral.

Assim, com o tema: “QUANDO A ARTE FALA, O CORAÇÃO PALPITA MAIS FORTE”, a Escola Estadual Diran Ramos do Amaral realizou a sua 1ª MOSTRA DE EXPRESSÃO E ARTE (EXPRESSARTE).

O EXPRESSARTE é um trocadilho com o verbo EXPRESSA-TE, um espaço aberto para os alunos do Ensino Médio terem a oportunidade de mostrar, de forma criativa, as várias linguagens desenvolvidas pelo homem, na linha do tempo do desenvolvimento humano, para melhor estar interagindo com o meio: dança, música, teatro, recital, artes plásticas; enfim, uma proposta de tornar o estudante sujeito da aprendizagem, aprendendo a ser e a fazer o produto da sua aprendizagem, envolvendo códigos e linguagens do cotidiano.

O evento conta as histórias da música, do teatro, do cinema, da televisão e da tecnologia, em doze trabalhos temáticos.


“É uma experiência nova dividida em doze trabalhos temáticos: a história do samba, a história do frevo, a história do forró, a história do rock, a história do rádio, a história do cinema, a história da televisão, a história da tecnologia, a história do movimento hip hop no mundo, a história do hip hop no Brasil, o teatro infantil e o teatro infanto-juvenil. Importante ressaltar que a voz daqueles que estão empenhados no projeto é escutada, ressoada, majestosamente, e cada um tem a liberdade de se expressar da maneira mais necessária possível. O palco da vida dá espaço aos artistas anônimos e nomes que ecoam no meio destes passam a ter uma nova dimensão: coreógrafos, desenhistas, músicos, compositores, roteiristas, designers, produtores... Cada um trazendo à tona suas habilidades e competências”, disse ao blog, Marcos Venícius.

E finalizou:


“Desse modo, o que se espera é que os alunos, os operários da educação, e a sociedade passem a enxergar a escola como um espaço de sensibilidade, aprendizagem e produção de conhecimento, além de perceber que iniciativas como essa mexem na subjetividade de cada ser tão angustiado e fadado a esse mundo de solidão, de consumo e falta de humanidade. Parafraseando Che Guevara: "Entristecer sim, perder a esperança na educação, jamais”.



Momentos da 1ª MOSTRA DE EXPRESSÃO E ARTE (EXPRESSARTE):

BANDA V3.

A música é, a música está, a música é esta que está aqui nesse palco batizado como PALCO DA FAMA. Uma iniciativa de alunos do terceiro ano, banda V3, aqui para vocês, uma mistura de estilos, acordes, vozes e emoções. Seja rock, pop, samba, frevo, hip hop, forró... Seja romântico ou pancada, aqui é a estação do respeito ao direito de dizer, de mostrar, de fazer acontecer. Que esse palco seja o espaço inicial para que vocês possam pôr o pé na estrada como tantos outros artistas desse Brasil afora.



Alunos curtindo o som da banda...






As salas...

SAMBRASIL

Uma viagem pela origem do samba, ritmo tipicamente brasileiro, herdado pela afro-descendência e desenvolvido pelo povo do Brasil. SAMBRASIL há de lembrar figura inesquecível da música de raiz, personagens típicas da malandragem dos morros cariocas, além de degustar como esse gênero musical chega aos dias atuais.




FREVO NO PÉ

O frevo está fervendo nas veias do povo, nos pés é onde ele reside, dessa forma é que o espaço FREVO NO PÉ se compromete a trazer a origem da dança ao conhecimento do grande público, os grandes compositores e cantores desse ritmo, através de um musical cheio de cores, suor e muita fervura. Vale conferir a homenagem aos blocos de frevo de Mossoró.




CASA DE REBOCO

CASA DE REBOCO é o espaço destinado e afinado para se degustar toda a história do forró no Brasil. Há de ser um momento de fechar os olhos e adentrar num grande túnel do tempo, saboreando a vida e a obra de grandes personalidades que contribuíram e contribuem para a difusão desse gênero que junta perna com perna, bucho com bucho e sai da frente que a ordem foi dada: “balancê de cavalheiros e damas”.



ESQUINA DO ROCK

Ao som das guitarras elétricas, da bateria, dos baixos, a música se torna pop, contagiante, eletrizante. A ESQUINA DO ROCK é a tenda do grande encontro, da afinação de várias culturas, gestos, acordes e estilos, em cores verde, amarela, vermelha, branco, azul e infinitas, é um espaço que há de mostrar o que acontece quando a noite cai e as luzes se acendem....

HIP HOP SPACE

Em cada canto do mundo, um universo diferente. A cultura negra chega, dita, cria, invade. O HIP HOP SPACE é o grito do respeito à diversidade, aos costumes, saberes, às angústias dos diferentes e dos diversos, é um elo criado, um estilo de dizer que todos: negros, brancos, amarelos, humanos, todos são convidados a viver pela dignidade.





HIP HOP BRASIL

O Brasil dos morros, dos trapiches, dos favelados é o mesmo território dos espaços urbanos verticais, arborizados e desenvolvidos. No HIP HOP BRASIL esse grito é lançado e há de ser escutado: respeito às diferenças de gênero, de sexo, de fêmeas e machos. Não ao preconceito e às ideias pré-concebidas que segregam corações, bocas, mentes, seres, sentimentos: “Sei que sou tão jovem, mas quero dizer”.





RÁDIO DÓ RÉ DENÇÃO

Quem nunca se ligou, desligou, antenou e ficou desantenado... Em AM ou FM, chegou a rádio Dó Ré denção, mais um canal de audiência, nas ondas vibrantes da vida. Ideia de se viver a época áurea das rádio- novelas, dos gogós de ouro, assim como os novos sons do momento, as mais-mais para mim e para você que já está sintonizado: "Aumente o seu volume que o ciúme...”

TELE COMUM NICA AÇÃO

A TELE COMUM NICA AÇÃO é a ação que chega à sua casa enquadrada, em preto e branco ou colorizada, em tela de LCD, a cabo ou digital. O projeto recordará os grandes programas de auditório que revelaram grandes talentos, caçará novos talentos, além de reviver personagens que nunca deixaram de existir nas mentes daqueles que adoram sentir saudade. A partir de agora: Plim Plim!!!

NO TÚNEL DO TEMPO

A sétima arte não poderia ficar de fora. Chama o Chaplin, a Marilyn, os mais consagrados. É o espaço que convida a fazer a pipoca, comprar o refrigerante porque a sessão já vai começar. NO TÚNEL DO TEMPO, luz, câmera, ação são elementos candidatos ao Oscar porque sem eles não há glamour, não há emoção nem cena de deixar os olhos apaixonados... Vai começar, vai começar: Corta!!!!

O MUNDO EM UM CLIC

A era da informação não surgiu de um golpe de mágica, foi surgindo da necessidade do homem de criar, transformar, produzir e, assim sendo, foi percebendo nas pequenas coisas, grandes valores. O projeto O MUNDO EM UM CLIC é a invenção de inventar de brincar com a informática, com o computador, computando dores, MSN, Twitter, Faceboook, Orkut e demais redes sociais...

EU CHOVO, TU CHOVES, ELE CHOVE... – SILVIA ORTHOF

O espetáculo "Eu chovo, tu choves, ele chove" é uma forma de buscar respeito ao meio ambiente através da ingênua forma de viver das crianças, misturada à questão do respeito e da gratidão pelos elementos da mãe natureza. É um trabalho de encher os olhos e deixar o coração transbordar de alegria e de ensinamento para uma vida mais harmônica e feliz. Confira! Perde quem não for ver.


O MENINO NARIGUDO – WALCYR CARRASCO

Por que dizer que somos diferentes? Por que não aceitar a si ou ao próximo como ele é? O MENINO NARIGUDO é uma história de amor infanto-juvenil que traz a discussão acerca da aceitação que devemos ter de nós mesmos, independente da forma, do cheiro ou do sabor que cada um tem. O mais importante da vida é descobrir a essência do outro e isso esse texto de Walcyr Carrasco sabe fazer muito bem.



Mais imagens do evento...

Vice-diretora Helena Maia visitando as salas

Cada sala... uma história...

Cada lado da sala... uma parte da história...

A Literatura de Cordel presente

Trabalho feito em cerâmica

NOTA DA 12ª DIRED:

A professora Magali Delfino, diretora da 12ª DIRED, parabeniza a gestora Renilza Maria de Medeiros, da Escola Estadual Diran Ramos do Amaral, por apoiar os eventos culturais da sua comunidade escolar, bem como, elogia o excelente trabalho de pesquisa, de organização e desenvolvimento - juntamente com os alunos do Mais Educação -, da 1ª Mostra de Expressão e Arte, do professor Marcos Venícius.

Um comentário:

Anônimo disse...

muita saudade de vcs...pra mim o Diran foi a melhor escola q ja estudei...ligia sousa