terça-feira, 22 de novembro de 2011

ALUNOS DA ESCOLA ESTADUAL HERMÓGENES NOGUEIRA DA COSTA SÃO APROVADOS NO INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

Na chegada, o orgulho estampado numa faixa onde a escola parabeniza os quatro alunos que foram aprovados em concursos promovidos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN.


Enquanto esperávamos, na sala da direção, a chegada dos alunos, a diretora da escola, professora Maria Auxiliadora Teixeira, nos confidenciava a grande batalha diária de sua gestão:


“Estamos sempre promovendo a instituição e mostrando para a comunidade escolar que a escola está mudando o seu perfil. Que seus profissionais estão sempre procurando novas alternativas de como melhorar a sua metodologia de ensino e aprendizagem e que o ingresso dos alunos num concurso tão concorrido é a prova de que o caminho está sendo corretamente percorrido”.

Quando os alunos chegaram, podia-se notar, em seus semblantes, o imenso prazer pela conquista que cada um deles havia conseguido com o ingresso numa escola profissionalizante federal.

Conversamos um pouco, para descontrair o ambiente, e perguntamos se eles queriam falar sobre o concurso e, com isso, tornar público o desempenho deles, até como forma de incentivo para outros jovens como eles, de escolas públicas e que se encontram, portanto, nas mesmas condições que eles. A resposta de todos eles: sim.

Começamos, então, por Luana Karolyni, aluna do 9º ano 1 e que passou em segundo lugar em Informática.



“Quando eu vim estudar aqui, me disseram que aqui não prestava, pois não oferecia um ensino de qualidade. Eles estavam enganados. Aqui o ensino é de qualidade e eu aprendo muito com os professores e, por isso mesmo, eu pude ser aprovada no concurso da IFRN. É claro que eu dei a minha parcela de contribuição, estudando. E não tem segredo, se você estudar. O segredo é, justamente, esse: estudar. Também foi e é muito importante o apoio da família. E isso eu tive e tenho, graças a Deus”.

Em seguida, Mariana Karolyne, aluna 9º ano 1, e que passou em Edificações, conversou com o blog.



“Olha, a sensação de ver o seu nome, ali, na tela do monitor, é indescritível. A primeira coisa que eu pensei era de que estava dando um passo muito bom em direção ao meu futuro, pois estava saindo de uma escola que me abrigou esse tempo todo, para uma escola federal que me dará mais condições de, cada vez mais, melhorar o meu conhecimento específico. Não posso deixar de agradecer, à minha família, o incentivo que recebi dela e, também, da escola em que estudo, através dos professores e da direção”.

Depois, foi a vez de Alexsandro Azevedo, aluno do 9º ano 2, e que passou em Edificações.



“Vim de Petrolina/PE mais a minha mãe. Ela é pai e mãe para mim. Incentiva-me. Cobra, às vezes, em excesso, mas é quem está, no final, sempre com a razão. Agora eu sei disso. E retribuo desta forma: enchendo-a de orgulho pela minha dedicação. Tive muita força de vontade para chegar até aqui e sinto que dei o primeiro passo para garantir o meu futuro. Quero, futuramente, seguir uma carreira acadêmica, de pesquisador.”


Por fim, chegou a vez de Mateus Morais, aluno do 9º ano 1, e que passou em eletrotécnica.



“Para mim não existe uma diferenciação entre a escola pública e uma escola privada. O que existe, na verdade, para algumas pessoas, é a falta de vontade de estudar. Ora, não adianta o professor querer ensinar se o aluno não quer aprender. Digo isso porque o empenho dos meus professores mudou o meu perfil e a prova disso é a minha aprovação no IFRN”.

Nas fotos tiradas, no corredor de acesso às salas de aula, ao lado da faixa que a escola preparou para eles, o orgulho de cada um e o desejo que mais pessoas sejam, também, aprovadas e consigam alcançar seus sonhos.

Da esquerda para a direita: Mateus, Mariana, Luana e Alexsandro

Da esquerda para a direita: Mateus, Mariana, Luana e Alexsandro

Da esquerda para a direita: Alexsandro, a diretora Maria Auxiliadora, Mariana, Luana, Mateus e a vice-diretora da 12ª DIRED Helena Dias

NOTA DA 12ª DIRED:

A professora Magali Delfino, diretora da 12ª DIRED, parabeniza os alunos Luana, Mateus, Mariana e Alexsandro e deseja-lhes um curso coroado de êxito.

Aos que fazem a Escola Estadual Hermógenes Nogueira da Costa, a professora Magali Delfino felicita-os na pessoa da sua diretora, Maria Auxiliadora Teixeira, e deseja-lhes que essas aprovações sejam um incentivo para os demais alunos da instituição.

Nenhum comentário: