segunda-feira, 28 de novembro de 2011

12ª DIRED PARTICIPA, EM NATAL, DA MATRÍCULA ANTECIPADA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

A matrícula antecipada é um projeto pioneiro iniciado pela SEEC, no ano de 2005, e tem como objetivo preparar as escolas para receber o aluno com necessidades educacionais especiais da melhor forma possível. Com a matrícula antecipada, além de garantir a vaga para o aluno especial, a escola identifica os alunos, conhece as suas necessidades e pode se adequar melhor para recebê-los no início do ano letivo.


O projeto surgiu da necessidade de se superar obstáculos e barreiras arquitetônicas, além de outros problemas como salas inadequadas, despreparo de professores e falta de recursos técnicos pedagógicos, entre outros empecilhos para a inclusão de alunos com deficiência.

As matrículas foram iniciadas no dia 08/11, seguem até o dia 31 de dezembro e durante todo o mês de janeiro, nos dias úteis. De acordo com dados do Censo Escolar 2010, a rede estadual tem 10.676 alunos especiais matriculados.

A matrícula desses alunos, de forma antecipada, permite a adequação da unidade escolar observando as necessidades de acesso, serviços de orientação à família, planejamento para montagem de sala de recursos multifuncionais com professores especializados como, por exemplo, o professor de Libras.

O evento foi no auditório Angélica Moura, na SEEC (Secretaria de Estado da Educação e da Cultura), organizado pela SubCoordenadoria de Educação Especial – SUESP, no dia 18/11.


A 12ª DIRED participou do evento enviando a sua coordenadora para NEE (Necessidades Educativas Especiais), a técnica Vanda Maria de Melo e o aluno Caio César Queiroz Firmino, da Escola Estadual Monsenhor Raimundo Gurgel.

Ônibus adaptado para conduzir...

... pessoas com deficiência física como o Caio César que desce para o evento ao lado da técnica da 12ª DIRED, Vanda Melo

E o tema sugerido para a mesa redonda do lançamento da matrícula antecipada para pessoas com deficiência foi "A importância da escola na sua vida".


Fotos do local...

Os participantes, na plateia, acompanhados...

... de seus coordenadores...

... para depois tomarem assento na tribuna...

... e falarem de suas perspectivas para o próximo ano

Em sua fala, o aluno da Escola Estadual Monsenhor Raimundo Gurgel, Caio César Queiroz Firmino, falou sobre como ele vê a escola em sua vida e emocionou a todos os presentes:


"Eu prefiro estar na escola do que em casa, pois na escola eu me integro, faço amizades, participo das atividades e, ainda por cima, adquiro conhecimentos".


Um momento cultural...


Nem só de lançamento vive o homo sapiens sapiens...


NOTA DA 12ª DIRED:

Amanhã, dia 29/11, a partir das 08h00min, no auditório da 12ª DIRED, acontecerá a reunião de lançamento da Matrícula Antecipada, com a participação de diretores de escolas, coordenadores, professores, alunos com deficiência física e autoridades especialistas em NE.

Fonte: SEEC

Nenhum comentário: