quarta-feira, 12 de outubro de 2011

CENSO ESCOLAR: RESPONSABILIDADE NA ESTATÍSTICA EDUCACIONAL BÁSICA

Estiveram, ontem, dia 11 de outubro, no auditório da 12ª DIRED, as técnicas da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura, através da Assessoria Técnica e de Planejamento (Elizabeth, Dayse e Zélia), coletando dados junto aos gestores das escolas estaduais, da circunscrição da 12ª DIRED, objetivando a realização de diagnósticos e análises sobre a realidade do sistema educacional.


O Censo Escolar da Educação Básica é coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, através da Diretoria Regional de Estatísticas da Educação Básica – DEEB, e consiste numa pesquisa declaratória anual que levanta informações estatístico-educacionais junto às unidades escolares, nos diferentes níveis e modalidades de educação e ensino, da rede pública e privada do país.


O Ministério da Educação instituiu o Dia Nacional do Censo Escolar, através da Portaria nº 1.496, de 06 de dezembro de 1995, com o objetivo de ressaltar a importância do censo para o planejamento da educação no país.


A Portaria nº 264, do dia 26.03.2007, determina a última quarta-feira do mês de maio, de cada ano, como data de referência para que as escolas informem seus dados educacionais por meio do Sistema Educacenso, sistema esse totalmente on-line que visa manter um cadastro único em uma base de dados centralizada, possibilitando maior rapidez na utilização das informações.


Para tanto, a Coordenação Estadual do Censo Escolar se propõe a treinar anualmente as equipes federais, estaduais e municipais de educação, momento em que deverão estar presentes ao evento, o Secretário Municipal e um técnico da secretaria, como também as equipes das Diretorias Regionais de Educação.


Por se tratar de informações on-line, desde 2007, a escola é totalmente responsável pelas informações prestadas e a Coordenação Estadual, após os treinamentos com os envolvidos, permanece com o trabalho de supervisão para que todas as unidades escolares cadastradas não deixem de preencher o censo escolar.


Maiores informações nos telefones 084 3232 1353 - 08 3232 1357 e pelo e-mail estatistica@inep.gov.br   

Nenhum comentário: