segunda-feira, 26 de setembro de 2011

ENCONTRO DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS

Realizou-se, hoje, dia 26/09/11, o I Encontro de Coordenadores Pedagógicos das Escolas da Circunscrição da 12ª DIRED. O evento aconteceu no auditório da Diretoria Regional de Educação, Cultura e Desporto de Mossoró – 12ª DIRED, com os seguintes objetivos:

• De valorizar a troca de ideias;
• Avaliar as conquistas do 1º semestre;
• Buscar novos saberes e
• Encontrar-se com o outro.


Inicialmente, foi feita uma acolhida pelas técnicas-coordenadoras da 12ª DIRED, Edileusa Campos e Fátima Azevedo, apresentando um vídeo que falava sobre a Filosofia do Sucesso e, em seguida, foi feita uma leitura compartilhada, intitulada Ressignificando o eu-educador, do professor da rede pública municipal de Santa Rosa/RS, Oséias Santos de Oliveira, que traz, em sua leitura, os ensinamentos do mestre Paulo Freire.


Na sua fala de abertura do encontro, a diretora da 12ª DIRED, professora Magali Delfino, depois de dar as boas-vindas a todos os presentes, ressaltou a importância da parceria entre o órgão regional da SEEC e os responsáveis pelo andamento pedagógico das escolas.


Salientou, ainda, que o tempo desperdiçado, no período da greve, é um desafio para os gestores administrarem, de uma forma geral, mas que é, também, um desafio para os coordenadores procurarem – junto com os professores – repor esse tempo com atividades atrativas e motivadoras, principalmente, por se tratarem de aulas ministradas aos sábados.


Falando com objetividade, a professora Magali Delfino garantiu que a sua gestão está fundamentada na consistência das possibilidades que são possíveis de realizar e que, por isso mesmo, essa união de forças, feito parcerias, é muito importante para que as ações propostas sejam executadas com êxito.


Destacou, neste sentido, a parceria da SEEC, através da 12ª DIRED, com a UFERSA, possibilitando a 500 alunos, da rede pública estadual, fazer cursinhos na referida universidade. “A parceria é o caminho mais curto para se agilizar as ações de caráter profissionalizante, pois otimiza tempo e possibilita um retorno mais rápido dos objetivos desejados”, afirmou.


E, dentro dessa filosofia de trabalho, a diretora da 12ª DIRED discorreu sobre a gestão participativa, enfatizando a necessidade dessa interação entre os gestores para se chegar, verdadeiramente, ao chão da escola. “É preciso o gestor ir a cada escola de sua circunscrição e saber o que ela precisa, de fato, para o chão de sua escola”, concluiu.


A diretora da 12ª DIRED também distribuiu, entre os coordenadores, um folder sobre o 5º Concurso de Desenho e Redação da CGU, este ano, com o tema: A sociedade no acompanhamento da gestão pública: todos podem fiscalizar o dinheiro público! Maiores informações, nos sites:

www.portalzinho.cgu.gov.br
www.cgu.gov.br/concursos


Após a fala da professora Magali Delfino, as técnicas da 12ª DIRED – Edileusa Campos e Fátima Azevedo – assumiram a mediação do encontro e passaram para a pauta, com as seguintes discussões:

• Calendário,
• Sábados letivos;
• Planejamento e avaliação das atividades coletivas;
• Inscrição no curso de especialização;
• Proposta de atividades para o 2º semestre, conforme a realidade da escola e
• Avaliação.


Nenhum comentário: