terça-feira, 27 de setembro de 2011

DIA NACIONAL DO SURDO

A Comunidade Surda Brasileira comemora, hoje, dia 26 de setembro, o Dia Nacional do Surdo, data em que são relembradas as lutas históricas por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania.

Em Mossoró, o Centro Estadual de Capacitação de Educadores e Atendimento ao Surdo – CAS realizou uma caminhada, pelas principais ruas do centro da cidade, para divulgar a cultura surda aos ouvintes.

O percurso, idealizado pelos organizadores, compreendeu a sua saída da sede da Instituição, situada à Avenida Rio Branco, S/N, passando pela Praça Augusto Severo, Praça do Mercado Velho e, tendo como ponto final do trajeto, o Adro da Catedral de Santa Luzia, localizado na Praça Vigário Antonio Joaquim / Gov. Dix-Sept Rosado.




Durante o percurso, os alunos surdos carregaram faixas alusivas ao dia, assim como, mãozinhas coloridas, feitas em E.V.A., como forma de demonstrar sua linguagem.

Um carro de som acompanhou o trajeto, tendo um professor como apresentador / motivador da cultura surda.




Chegada à Catedral...




No Adro da Catedral, a TCM (TV a Cabo de Mossoró) registrou o evento e entrevistou a diretora do CAS, a Coordenadora da 12ª DIRED, Vanda Maria, que falaram das dificuldades, no dia a dia dos alunos, e de como eles superam todas elas.

                                                 Diretora do CAS

                                            Vanda Maria - coordenadora

Por último, falou a professora Magali Delfino, diretora da 12ª DIRED de Mossoró, enaltecendo o trabalho desenvolvido pelos gestores, professores e apoio do Centro de Estadual de Capacitação de Educadores e Atendimento ao Surdo – CAS, ratificando o compromisso assumido com a instituição e dizendo que, hoje, o CAS está capacitado, em sua estrutura humana, com todos os professores de todas as cadeiras obrigatórias que se fazem necessárias para um bom trabalho de inclusão social.


“Hoje o Centro tem, na sua formação pedagógica, profissionais capacitados para trabalhar todas as disciplinas e, inclusive, preparar esse aluno para o ENEM e, até, para uma formação superior. Além disso, o Centro tem, hoje, em seus quadros, dois monitores contratados pela 12ª DIRED, especialistas em trabalhar com alunos portadores de surdez”, afirmou.

Os jovens surdos distribuíram panfletos contendo o alfabeto em LIBRAS / numerais / endereço do CAS.



O ponto culminante da caminhada deu-se com a apresentação, por parte dos alunos surdos e professores, de uma coreografia em LIBRAS.



NOTA DA 12ªDIRED:

A Federação Mundial dos Surdos já celebra o Dia do Surdo, internacionalmente, a cada 30 de setembro. No Brasil, é celebrado no dia 26 de setembro devido ao fato desta data lembrar a inauguração da primeira escola para surdos no país, em 1857, com o nome de Instituto Nacional de Surdos-Mudos do Rio de Janeiro, atual INES ‐ Instituto Nacional de Educação de Surdos. Toda esta história começou em 26 de setembro de 1857, durante o Império de D. Pedro II, quando o professor francês Hernest Huet fundou, com o apoio do imperador, o Imperial Instituto de Surdos-Mudos. Huet era surdo. Na época, o Instituto era um asilo, onde só eram aceitos surdos do sexo masculino. Eles vinham de todos os pontos do país e muitos eram abandonados pelas famílias.

Fonte:
www.fcee.sc.gov.br

2 comentários:

Escola Padre Dehon disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Toda iniciativa de inclusão é um passo para amenizar as desigualdades provocadas pela falta de respeito aos nossos irmãos portadores de necessidades especiais. Parabéns a todos que organizaram/participaram. Nós (FACENE/MOSSORÓ-RN) estávamos lá. Ângela R Gurgel